Reunião de Professores

                                                                  
 
 

Uma reunião de professores bem planejada é a melhor maneira de discutir o que precisa melhorar em benefício do Ministério com crianças da igreja local.

As reuniões são um momento precioso para o aprendizado, já que os voluntários podem  discutir sobre a que precisa melhorar, aperfeiçoar e inserir no ministério infantil para haver um trabalho com excelência, além de promover o momento de comunhão, compartilhamento de ideias e unidade. Esses encontros devem ser planejados e diretos, mas também existe espaço para dinâmicas e atividades interativas que ajudem na comunhão, entrosamento de equipe, oração e busca em fazer cada vez melhor o ministério o qual o Senhor nos agraciou.

Reunir-se com professore não é tão difícil, mas também não é tão fácil como parece. Nos dias atuais, com tanta agitação e excesso de atividades cotidianas, está cada vez mais complicado de reunir para planejar e “ tomar um café”, por isso muitos tem trocado o “ cara a cara” de uma reunião, por resolução de problemas  através do“ whatsapp”.Mas, não podemos NUNCA esquecer o que é fundamental estarmos juntas  para conversar , abraçar e olhar “ olho no olho”. Uma mensagem lida e interpretada de forma errônea pode gerar grandes problemas. Por isso, não vamos dar brechas!

 

Quando reunir com a equipe?

 

Não existe um tempo determinado para fazer uma reunião, pois pode haver muita necessidade ao longo do ano. No entanto, as principais são: inicio do primeiro e segundo semestre, fechamento anual e reunião pedagógica, onde se apresenta o projeto pedagógico anual e calendário/agenda de eventos.

Mas, sempre que houver disponibilidade, ofereça uma confraternização, um chá, treinamento interno, faça caravanas para cursos e congressos, etc.

Independentemente do tema ou data da reunião, é importante seguir uma linha de organização para que a reunião na “ desande” e se tore um encontro sem objetivo e  uma conversa que não tem resultado. Para isso, criei doze dicas que poderá nortear no momento da reunião.

 

1.     Comece com uma oração, leitura bíblica e um breve comentário.

2.     Estabeleça a ideia de que somos corpo, que devemos trabalhar em união e unidade.

3.     Comece de maneira positiva. Valorize, elogie a equipe e mostre como é importante a presença deles no ministério infantil da igreja.

4.     Faça uma dinâmica ou quebra gelo.

5.     Compartilhe informações sobre cursos, reuniões e eventos voltados para o Ministério Infantil.

6.     Estimule a equipe a pontuar pontos negativos e positivos no desenvolvimento do trabalho no Ministério infantil.

7.     Apresente a pauta/projetos.

8.     Abra um momento de discursões/apresentações de ideias. Mas, É importante sempre manter o foco. Professores gostam de ser ouvidas, seja agradável, porém sábio.

9.     Feche as pautas apresentadas.

10.                       Convide-as para vestir a camisa! Dê um mimo!

11.                        Faça uma dinâmica com oração.

12.                       Confraternize!

 

Quando pensamos em reunião para equipe kids, devemos lembrar que Existem quatro tipos de reunião que devem fazer com professores do Ministério Infantil:

1)    Reunião de Oração

Consiste em reunião professores e voluntários com o exclusivo proposito de oração, busca em unidade e união.

 Pode ser feita através de um encontro com Deus e consagração, sempre com a finalidade de intercessão pelo ministério infantil, pelas crianças, professores, pais e voluntários.

É interessante realizar uma campanha de intercessão com a equipe, e no final da campanha um encontro. Segue abaixo uma estratégia de oração que o Senhor nos orientou a fazer para nossa equipe da ADEP KIDS.

 

Tema: Meu lar, minha igreja, meu ministério.

Motivo: Nossa família

Duração: 10 dias

1º Dia: Consagração

2º Dia: Oração em unidade no mesmo horário

3º Dia: Oração em unidade no mesmo horário

4º Dia: Relógio de oração

5º Dia: Relógio de oração

6º Dia: Grupo I – Oração meio dia

7º Dia: Grupo I – Oração meia dia

8º Dia: Propósito com Jejum

9º Dia: Encontro no Monte

10º Dia: Culto de ação de Graça

2)    Reunião administrativa

É uma reunião feita com um grupo menor de voluntários, como os coordenadores, regente de coro e líderes de equipes, cujo objetivo é criar um plano de ação e montar agenda de projetos e criar estratégias para consolidar e colocar em pratica todo planejamento.

 

3)    Reunião Pedagógica

Visa toda parte pedagógica cristã, onde é realizado o plano anual e temas para aulas, projetos e apresentação de agenda.

Deve - se apresentar literaturas, livros paradidáticos, projetos pedagógicos cristãos para trabalhar anualmente ou semestralmente.

É importante definir com a equipe se preferem trabalhar com revistas, temas norteadores ou material pronto.

A equipe trabalhar de forma livre ( com liberdade de criar as aulas), é necessário que haja um tema mensal para que o conhecimento bíblico e espiritual seja saudável e sistemático. Então, na reunião, define temas de janeiro a dezembro que direcione os professores a criarem suas aulas.

Uma boa opção é seguir uma literatura, como uma revista de EBD ou culto infantil, isso facilita o trabalho.

Outra o opção é a criação de temas com materila pronto e entrega de pasta com atividades e plano de aula a cada ultimo domingo do mês.

Independente da forma que a equipe escolher quanto á metodologia de trabalho e conteúdo anual, o importante é  seja melhor para equipe, para as crianças e para liderança. Precisa ser benção para todos!

 

Preparando Tema Mensal

 

Quando programamos a organização de tema mensal, é necessário pensamos em sete bases que irão nortear na escolha do tema (depois da oração, é claro!).

 

1. Necessidade do Momento.

2. Datas Comemorativas.

3. Ordem Cronológica de livros da Bíblia.

4. Sequência de Histórias

5. Temas Bíblicos.

6. Atualidades.

7. Evangelismo e Discipulado.

 

4)    Reunião extra

Esta reunião é realizada esporadicamente, caso preciso. Por exemplo, se houver algum “problema”, ou surgir uma programação inesperada na igreja onde o ministério infantil precise atuar.

 

Com tantas reuniões, não podemos nos esquecer em proporcionar as deliciosas confraternizações.

Lembre-se que o ministério infantil é o departamento mais atuante em uma igreja, então, a comunhão e unidade na equipe é INDISPENSÀVEL.

Por isso, proporcione momentos de bate papo, risadas, conversas e momentos de descontração e brincadeiras. Professor de ministério infantil ama festa, ama se divertir, ama sorrir e ama estar pertinho de quem ama.

Então, dê a eles o que eles gostam. E lembre-se, não podemos trabalhar sozinhos, por isso, valorize sua equipe! Não espere o dia do professor para dizer o quanto ele é importante: dê presentes, dê abraços, dê beijos. Dê bilhetinhos carinhosos, dê amor!

 

Confraternização de Professores? O que fazer?

 

·        Noite do Oscar.

·        Troféu Kids/ Troféu talento.

·        Festa Bíblica ( com caracterização de personagens bíblico)

·        Jantar temático.

·        Café com riso/ Café dos tios

·        Encontro

·        Passeio

·        Retiro

·        Noite do Pijamão.

·        Luau

·        Festa de Professores e alunos.

·        Almoço “nada combinado”

·        Entrando na carne (churrasco)

·        Mc Tia Feliz.