O que nossos filhos estão vendo da TV?

 

Escrito por Flávia Grégio

 

O QUE NOSSOS FILHOS ESTÃO VENDO NA TV?

 

 

 

“Já que vocês são povo de Deus, não está certo que a imoralidade, a indecência ou a avareza sejam nem mesmo assuntos de conversas entre vocês... Não participem das coisas inúteis que os ouros fazem e que pertencem á escuridão”

(Efésios 5:3 e 11ª)

 

 

 

Não há duvida que o televisor é um fator importante em nossas vidas. A maioria dos lares possui uma televisão. Dizem que e, média a TV fica ligada 30 35 horas por semana. Isso quer dizer que o adulto gasta maio ou menos 8 anos de sua vida em frente a televisão.

          Assistir televisão é um dos passatempos mais importantes na vida da criança e adolescentes.

Não há discordância quanto ao fato de que a televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças, podendo assim influências positivamente ou exercer influências indesejáveis, pois entre as crianças não ocorre diferenciação entre a fantasia apresentada na televisão e a realidade.

          O tempo passado frente á televisão é subtraído de muitas atividades importantes, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos, a interação com a família e o desenvolvimento social. Muitos problemas em que vivemos são decorrentes de imagens televisivas que ficaram gravadas em nossos subconsciente. È claro que a televisão amplia nossa visão do mundo, mas também sabemos o quanto desperta nossa curiosidade.

 

  1. A influência da televisão no desenvolvimento físico da criança

Hoje em dia muitas crianças tem problemas de obesidade, porque ficam sentadas assistindo TV e querem comer bolacha, chupar bala, mastigar chiclete e tomar refrigerante. Outras até almoçam na frente da TV. Essas coisas tem muita caloria e sem gastar energia com brincadeiras e atividades, as crianças ficam gordas, e mais tarde terão graves problemas de saúde.

 

  1. A influência da televisão no desenvolvimento Intelectual

A televisão torna as pessoas preguiçosas intelectualmente. A TV não requer que pensemos, não exige que usemos o nosso raciocínio e não exige mudança e vida.

 

  1. A influência da televisão no desenvolvimento Emocional

Quase diariamente na televisão assistimos tragédias de alguma forma na hora da notícia – violências no trânsito, assassinatos, terremotos, pessoas morrendo de fome, guerras. Ficamos tão acostumados a ver cenas horríveis que acabamos nos tornamos insensíveis aos desastres e pesadelos dos outros.

      Esse tipo de programação acaba reduzindo a infância, antecipando para a criança   problemas que só conheceria mais tarde: como drogas, prostituição, traição, aborto.

Primeiro a televisão desperta curiosidade, depois vem com as imagens que vão sendo gravadas no coração.

 

  1. A influência da televisão no desenvolvimento Moral

A TV acaba dissolvendo valores morais e éticos. Aceitamos com “ normal” o que vemos nas novelas –mãe se envolvendo com o namorado da filha, “ casos” extraconjugais, relação sexuais antes do casamento.Estas coisas acabam com a vida familiar estável,pois muitas vezes inconscientemente acabamos imitando os personagens da novela. E onde fica o valor moral?

 

  1.  A influência da televisão no desenvolvimento Espiritual

Para algumas pessoas de certo modo familiarizadas com a Disney e seus produtos já ouviram falar pelo menos uma vez nas tão chamadas “mensagens subliminares”.

A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e aceitamo-la como se tivéssemos sido hipnotizados.

Informações que entram pelos nossos sentidos físicos e ficam armazenadas ocultamente em nossas mentes, trazendo modificações sérias de caráter ao longo do tempo.

De várias maneiras, elas nos atingem, seja na mídia internacional ou ate mesmo em nosso dia-a-dia comum. Devemos ter cuidado com o que deixamos nossas crianças ver na televisão, precisamos rever o que realmente edifica para nossos filhos e crianças