Ensinando Versiculos Biblico 

Webnode

 

Dicas para Ensinar Versículos Bíblicos

 

Traduzido e adaptado de texto de Betty Robertson:

www.creativechristianministries.com/

 

1.     Explique o significado do verso

                Certifique-se de que as crianças entendem o significado de todas as palavras,      principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos errados.

 

2.     Ajude as crianças a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.

 

3.     Ajude as crianças a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema... Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações das crianças).

 

4.     Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição

 

5.     Prepare-se como professor: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)

 

6.     Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao aluno - seja cumprimentos, certificados, troféus, prêmios...

 

7.     Descubra o que motiva cada uma das crianças a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.

 

8.     Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em sí.

 

9.     Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam as crianças a guardar o que aprenderam e as ajudam a tornar o verso parte de suas vidas.

 

10.   Seja seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar muitos versos e não consegui-lo bem.

 

11.   Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem mais devagar.

 

12.   Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança mesma tenha feito.

 

A chave para ensinar a decorar versículos a crianças está nas palavras VARIEDADE. Um professor eficiente vai encontrar maneiras diferentes e divertidas de ensinar as Palavras de Deus. Então, SEJA CRIATIVO !