Como Falar sobre Pecado ás Crianças?

 

Como falar sobre pecado com as crianças?

 

Escrito por Flávia Grégio

 

 

 

           Uma coisa é certa: É difícil falar sobre pecado e as conseqüências do pecado ás crianças, principalmente aos menores, de 2 a 7 anos. Então resolvi juntar algumas idéias, dicas e materiais para ajudar a todos os evangelistas de crianças á explicarem este fato, que é necessário e indispensável que toda criança saiba.

          Assim como nós, a criança também é uma pecadora:

 

a)      Nascemos no pecado:(Salmos 51:5 e Romanos 5:12)

 Ninguém ensina a criança a pecar, o pecado já nasce com ela. Quando nós éramos crianças, nunca fomos é escola que tivemos uma aula de pecado, certo?

Imagina entrarmos na sala e a professora disser: “Bom dia crianças, hoje vamos ter aula de pecado! Hoje vamos aprender a beliscar o colega, amanhã vamos aprender a responder a mamãe e semana que vem vamos aprender na prática a brigar com o irmão”.

 Ninguém nos ensina isso, isso já nasce conosco, por isso que nossa natureza é pecaminosa.       

 

b)     Todos somos pecadores: (Romanos 3:23)

Quando a bíblia nos relata que todos somos pecadores, não especifica se é homem, mulher, idoso ou crianças. Todos nós somos pecadores e carecemos, precisamos da Glória de Deus em nossa vida. A criança precisa entender que quando nós pecamos nos afastamos de Deus. Quando contamos uma mentirinha para a mamãe, pegamos um dinheirinho escondido de alguém ou desobedecemos nossos pais estamos pecando, e o pecado desagrada a Deus, nos afastando dEle.

 

c)      A criança está em perigo: (Mateus 18:14)

O fato de Jesus dizer que a criança está em perigo já nos dá um alerta que precisamos estar atentos aos nossos pequeninos.

Mostre á crianças que ela está em perigo quando ela fica na frente da televisão vendo coisas que não agrada ao senhor,.

Queridos, note que o diabo tem lançado dardos inflamados em nossas crianças. Ele muda apenas as estratégias, porém o alvo é sempre o mesmo: Crianças!

Em uma época foram crianças jogadas pela janela, depois crianças sendo agredida por babás, violência em escolas, e agora pedofilia.

Nossas crianças estão em perigo, e elas precisam ouvir as boas novas da salvação. E cabe á nós, ministros de crianças essa tão linda missão.

 

      

Mas como explicar para criança que ela é pecadora?

  

Primeiramente temos que explicar o que é pecado.

Pecado: É tudo aquilo que pensamos,falamos ou fazemos que não agrada ao Senhor.

(faça os gestos: )

Pensamos : coloque os dois dedos indicadores na cabeça

Falamos : coloque as duas mãos em forma de concha na boca

(como se estivesse cochichando)

Fazemos: movimente as duas mãos

Que não agrada ao Senhor: faça o sinal de não com o indicador e depois aponte para o céu.

          O que será que fazemos que não agrada a Deus? (deixe as crianças falarem)

ü mentir, bater no amigo, falar palavrão, não respeitar a professora, o pastor da igreja.

ü brigar com a irmã, desobedecer aos mais velhos

ü Ver coisa feia na tv,pegar dinheirinho escondido na carteira do papai...

                 (fale pecados que realmente podem estar na vida da criança)

 

        Todos nós podemos pecar, mas como toda coisa errada, ele tem conseqüências:

a) O pecado nos afasta de Deus

b) Deixa nosso coração sujo como lamaçal, e assim como nós não gostamos de morar num lugar sujo. Jesus também não quer morar num coração sujo de pecado.

(mostre a criança um coração sujo ou feito de cartolina preta)

detalhe : nunca diga que o pecado é “preto”,mas sim escuro ou sujo,porque a criança pode associar com a cor da pele.

          O melhor método para se falar do pecado com certeza é a história, e para isso a bíblia está recheada de histórias que falam sobre pecado. Dentre muitas, podemos citar:

A queda do homem (Gênesis 3:1-24)

O pecado de Acã (Josué 7:1 – 26)

Naamã ( II Reis 5:1 a 19)

Zaqueu, o publicando (Lucas 19. 1- 10)

 

 

 

12 Métodos Criativos para Ensinar sobre o pecado ás Crianças:

 

 

Método I:

Material:Uma garrafa pet transparente cortada ao meio,cloro,conta-gota e tintura de iodo(comprado em farmácia)

Como usar? Coloque água limpa pela metade da garrafa já cortada,diga que assim que deve ser nosso coração(bem limpinho),mas o pecado vai entrando(com o conta gota vá pingando a tinta de iodo) e dando exemplos de pecado. Assim a água fica escura e você diz que assim que fica nosso coração quando se enche de pecado.

Você pega o cloro e fala que quando aceitamos á Jesus, ele nos purifica de todo pecado e coloca o cloro dentro da água suja.

 

 

Método II:

Material: um coração feito de feltro ou carpete vermelho, quadradinhos 5x5 de cartolina preta com um pedacinho de lixa colada atrás (lixa de parede,comprada em loja material de construção)

Como usar? Vá citando o pecado, em cada pecado falado coloque um papel no coração,pois a lixa fará o papel grudar no feltro(ou carpete),se quiser mande as crianças citar o pecado e elas mesma colocarem o papel.

Em alguns instantes, o coração ficará todo coberto com o papel escuro, então você diz que assim é o nosso coração, vai enchendo devagarzinho de sujeira do pecado, e quando percebemos estamos com o coração coberto de sujeira.

 

Método III:

Material: Dois corações feito de papel cartão ou Eva, setas feita de palito de churrasco e cartolina preta e curativos

Como usar? Era uma vez um coraçãozinho muito mal humorado, ele vivia reclamando da vida, nada estava bom para ele.

Ele tinha uma carinha de triste, de bravo e sozinho ao mesmo tempo. Cada dia que passava, ele deixava as setas do pecado atingi-lo,porque ele achava que tudo era certo.

Um dia ele pegava um dinheirinho escondido na carteira do papai, outro dia matava aula na escola, batia nos amigos, (cite diferentes pecados), e o coraçãozinho foi ficando todo ferido, machucado pela seta do pecado.

          Até que um dia, ele ouviu dizer que uma pessoa que entra ama todas as pessoas e que cura todas as feridas do coração. Rapidamente o coraçãozinho vai procurar saber desta pessoa que cura e liberta as pessoas. Então ele encontrou Jesus e o aceitou como único Salvador na sua vida, então ele leu na Bíblia que “Deus é fiel e Justos para perdoar os nossos pecados e deixa nosso coração limpinho da mancha do pecado”, então o coraçãozinho confessou a Jesus o seu pecado, e Jesus curou toda a sua ferida.

 

Figuras:

Dois corações tamanho grande de papel cartão, um com cara de raiva e um com cara de feliz com vários curativos. E muitas setas feitas com palito de churrasco. Enquanto vai contando a historia e falando do pecado, vai colocando as setas no coração com cara de raiva. No momento que fala que Jesus cura a ferida do coração, tira-se a seta e mostra o coração com os curativos.

E quando fala q Jesus cuida do coração e sara as ferida, tira a seta e mostra o coração com os curativos.

 

Método IV:

Material: duas carinhas: uma feliz e uma com cara de raiva

Como usar?   Conte a história de um menino chamado

Rick (por exemplo) que vivia triste, sempre pecando (falar de muitos pecados que ele cometia), resmungando e mal-humorado (mostre a carinha de raiva), conte que ele era pecador, mas que um dia ele encontra a bíblia e descobriu o que é o amor, e que Jesus nos purifica de todo pecado (mostre a carinha feliz) e deixa nossa vida muito diferente do que a que vivia antes, porque fomos ungidos com óleo de alegria (Hebreus 1:9)

 

Método V:

Material: Um vidro de maionese vazio com tampa (transparente), óleo e água.

Como usar? Coloque um pouco de óleo (de cozinha) no pote de maionese, preencha com água, mas coloque de modo que você possa sacudir.

Explique a Criança que Deus é santo e puro e que não gosta do pecado, a água limpa representa Deus e o óleo o pecado. Sacuda bem o vidro e mande as crianças verificarem se as duas águas vão se misturarem. Diga á Ela que assim é Deus, Ele não gosta do pecador, e o pecado nos afasta dele.

 

Método VI:

Material: Margarida branca (com o cabinho), anilina preta ou marrom, garrafa pet cortada ao meio, água

Como usar? Coloque na garrafa já cortada água pela metade e coloque bastante anilina (a água suja representará o pecado). Mostre a Criança a margarida branca,e diga que assim deveria ser nosso coração “alvo como a neve”,mas quando a gente deixa o pecado entrar na nossa vida,ele via enchendo nosso coração de sujeira,então coloque a flor com o cabinho na água suja e veja que a flor pegará a cor da anilina.

 

Método VII:

Material: Jornal, detergente vermelho, bacia com água

Como usar?  Chame as crianças para brincarem a vontade de amassar o jornal. Deixe-as amassar bem até sujarem bem as mãos. Mostre á elas que o pecado é assim, vai chegando sem perceber e sujando nosso coração, mas que na bíblia diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Então leve as criança á beira da bacia e lave as mãos dela com o detergente vermelho, que simboliza o sangue de Jesus.

 

Método VIII:

 

Material: Suco bem concentrado, porém feito com sal no lugar do açúcar.

Como usar? Faça com que as crianças tenham bastante vontade de tomarem o suco, falando que o suco está geladinho, fresquinho e uma delicia. Pergunte quem quer o suco, e coloque no copo um para cada um. Mas fale que elas devem beber todas juntas, quando você contar até três.

Deixe as crianças tomarem o suco juntas, e logo irão perceber o gosto ruim do suco. Então você diz que o pecado parece coisa boa, assim como o suco parecia ser bom,mas quando pecamos,assim como tomamos o suco,percebemos o quanto ele é ruim para nossas vidas. Depois dê as crianças bala para tirarem o gosto ruim da boca.

 

Método VX:

Material: Uma caixa de bombons vazia embrulhada com papel de presente e dentro da caixa coloque pedras, ou pedras enrolada no papel do bombom.

Como usar? Diga ás crianças que você trouxe um presente para elas, diga que você as ama muito, por isso trouxe aquele presente, mas diga que elas têm que dividir para todos que estão na sala. Abra a caixa e elas ficarão felizes ao verem que é uma caixa de bombom. Faça com que elas fiquem de água na boca e com muita vontade de comer o bombom, dê um para cada. Assim que elas abrirem, verão logo que não tem bombons. Então diga á ela que o pecado também engana a gente, parece que é bom, mas é ruim, pois nos afasta de Deus. No final, dê realmente á elas os bombons de verdade.

 

Método X:

Material: Cartolina preta e creme dental de cor branca

Como usar? Com a cartolina, faça um coração grande, ou um para cada criança em tamanho menor.

Mostre a ela que o coração escuro representa o pecado, mas que na bíblia diz que se com a boca confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoá-los. Então mande as crianças usarem o creme dental para pintar o coração escuro, logo ele ficará branquinho.

 

Método XI:

Material: Duas caixas de sapato (uma encapada de dourado e escrito a palavra DEUS, e outra encapada de preto escrito a palavra HOMEM) e uma régua de 50 cm na cor vermelha (pode ser também um cruz) escrito JESUS

Como usar? As duas caixas representam Deus e o homem. Coloca a caixa uma do lado da outra e diz que deus e o homem eram bem unidos, porém o homem pecou se afastou de Deus (separe as duas caixas), explique que surgiu um abismo entre os dois e que para eles se unirem novamente, Deus enviou seu filho Jesus como um intermediário, como uma ponte que liga o homem á Deus novamente (então você coloca a régua como se fosse uma ponte ligando o homem é Deus)

 

Método XII:

Material: Uma Almofada em forma de Cruz (pode ser feita de TNT)

Como usar? Explique para a Criança que antes do pecado, o homem vivia lado a lado com o Senhor, que eles eram bons amigos, e que Deus visitava Adão todos os dias no Jardim do Edém. Eles tinham amizade e comunhão. (Convide uma pessoa para te ajudar e representar Deus, onde ele quem vai segurar a almofada em forma de cruz (você pode colocar um crachá escrito DEUS), e abrace a pessoa representando a amizade de Deus com o homem. Então você diz que o homem pecou (neste momento você dá uma passo para sua esquerda, representando que o homem se afastou de Deus). Você vai citando os tipos de pecados e vai se distanciando de Deus, e mostre com muita ênfase para as crianças que Deus nunca saiu do lugar dele, foi o homem quem se distanciou de Deus.

O amor de Deus é tão, tão grande por nós que Ele enviou seu Único filho Jesus para morrer numa cruz por nós (Então “Deus” estica o braço e oferece a cruz para o “homem” segurar.

Cada um segura uma ponta da cruz e “Deus” puxa bem devagar a cruz e abraça novamente o homem. Então você diz que Jesus é o único caminho que leva á Deus. Não esqueça de falar para as crianças que Jesus levou sobre si todos os nossos pecados.

 

 

 

Flávia Grégio (Boneca Gigi)

Membro da IEVADI – Igreja Ev. Ass. de Deus na Itaóca, Pr. José Rodrigues da Silva

- Coordenadora da IEVADI KIDS-

Evangelista de Crianças, Contadora de Histórias Bíblicas, Bacharel em Teologia,

Idealizadora do Seminário Infantil CREMI – Construindo e Refazendo o Ministério Infantil